segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Os Melhores Filmes de 2010

2010 não foi um bom ano para o cinema, até que tivemos alguns filmes ótimos, mas também tivemos várias bombas. Filmes que poderiam ser ótimos viraram lixos, e os que ninguém dava nada por eles se revelaram obras primas. Alguns se destacaram ao longo do ano. Como todo fim de ano há balanço para tudo, vai aí a lista dos melhores filmes de 2010 segundo eu mesmo:


 1) A Origem (Inception, de Christopher Nolan) - A partir do lançamento de Inception nos EUA, começou um hype incrível na internet. Cada comentário sobre o filme era replicado por todos os lados. E ele não decepcionou. A grande maioria adorou a trama criada por Christopher Nolan e o filme gerou ainda mais polêmica com as múltiplas interpretações possíveis para os sonhos e seu final.Na minha opinião, Nolan dirigiu o filme do ano.

2) Toy Story 3 (Toy Story 3, de Lee Unkrich) – Apesar de nunca ter me decepcionado com a Pixar, estava um pouco com o pé atrás para esta continuação. Via o fato de eles fazerem a terceira parte de Toy Story como o prenúncio de uma queda na originalidade do estúdio. Não poderia estar mais errado. Toy Story 3 acertou em tudo: roteiro inteligente, trama envolvente, um verdadeiro filme de ação animado, novos personagens cativantes e antigos muito bem aproveitados. Poucas vezes lembro-me de ter visto tantas pessoas chorando no cinema... O melhor da trilogia, e vai deixar saudades.

3) Kick-Ass – Quebrando Tudo (Kick-Ass, de Matthew Vaughn) – Adaptação da HQ homônima, Kick-Ass chegou ao cinema impulsionado por um trailer incrivelmente violento, protagonizado por Chloe Moretz, uma ótima atriz mirim de 12 anos de idade. A trama conta a história de pessoas comuns que resolvem se vestir de super-heróis para combater o crime, mas enquanto Big Daddy e Hit-Girl são treinados e muito bem armados, Kick-Ass é apenas um nerd sem o menor conhecimento de luta, que acaba se metendo em encrenca com bandidos perigosíssimos. Foi também um dos filmes mais engraçados do ano (para quem gosta de humor negro e sangue, muito sangue). E pelo jeito terá continuação, vamos ver...

4) Tropa de Elite 2 (Tropa de Elite 2, de José Padilha) – O filme nacional que atingiu a maior arrecadação da história do cinema brasileiro. A continuação de Tropa de Elite acertou ao mudar o foco de sua metralhadora giratória: saíram os traficantes e os maconheiros universitários, chegaram as milícias e os políticos. Com isso, Padilha conseguiu criar uma trama completamente nova, sem a sensação de caça-níqueis requentado. Se o filme não causa a mesma catarse do primeiro, conseguiu deixar o drama de Nascimento muito mais real. Muito bom.

5) Tron - O Legado (Tron Legacy, de Joseph Kosinski) - A continuação do clássico filme de 82, Tron, conta a história de Kevin Flynn (Jeff Bridges) que é um gênio da informática que, um dia, desapareceu sem deixar vestígios. Seu filho Sam (Owen Best), na época com sete anos, é criado pelos avós e a empresa de Flynn, a Encom, é gerenciada pelos demais acionistas. Já com 27 anos, Sam não quer assumir o controle da empresa e prefere boicotá-la uma vez por ano. Um dia o braço direito de seu pai, Alan Bradley (Bruce Boxleitner), recebe um bipe, o que faz com que Sam vá até o local onde Kevin tinha uma série de consoles de videogame. Lá Sam encontra uma passagem secreta, que o leva a uma câmara onde está o último trabalho de seu pai. Sam o aciona e é levado a outro mundo, tecnológico, habitado por programas de computação. A continuação supera em todos os sentidos seu antecessor de quase 30 anos atrás, que foi considerado um Matrix da época. Diversão garantida, um ótimo filme.

6) A Rede Social (The Social Network, de David Fincher) – O diretor de Clube da Luta e Benjamin Button chega à lista dos melhores de 2010 com A Rede Social, drama que se desenrola em torno da história da criação do Facebook, tendo como protagonista Mark Zuckerberg, seu desenvolvedor nerd. Tudo é contado através de flashbacks, enquanto se desenrolam dois processos a que Zuckerberg foi submetido: um por ter roubado a idéia do Facebook e outro por ter tirado seu amigo da companhia à revelia. Vai com força para a disputa do Oscar 2011. Ele passou sufoco para criar o Facebook, obrigatório para todos verem.

7) Scott Pilgrim Contra o Mundo (Scott Pilgrim vs. the World, de Edgar Wright) – Os nerds estão mesmo com tudo. Scott Pilgrim é mais um escrito para e protagonizado por nerds. Baseado em uma HQ, o filme possui vários elementos que remetem tanto aos quadrinhos, quanto aos videogames. Mas atenção: ele gera muitas restrições para quem não está acostumado a este universo (várias pessoas falaram para mim que não entenderam ou detestaram Scott Pilgrim Contra o Mundo, que me desculpem quem está lendo, mas para mim isso é falta de cultura). Filme ótimo.

8) Harry Potter e As Relíquias da Morte – Parte 1 (Harry Potter and the Deathly Hallows: Part 1, de David Yates) – Harry Potter não poderia ficar de fora dessa lista. O início do capítulo final da saga realmente conseguiu agradar ao seu público, ainda que tenha sido baseado na parte mais arrastada do livro. Alguma dúvida de que a parte 2 irá arrasar bilheterias em 2011? Um dos melhores da saga, eles fizeram muito bem em dividir a parte final em 2 partes, e o filme acaba no momento certo.

9) Onde Vivem os Monstros (Where The Wild Things Are, de Spike Jonze) – Mais um filme infantil que acaba fazendo mais sucesso com os adultos. Quando Max, com cerca de 11 anos, não consegue compreender as atitudes das pessoas que o cercam, acaba criando um mundo imaginário onde moram monstros gigantes, que o escolhem para ser seu rei. Neste lugar incrível, Max finalmente terá a chance de aprender mais sobre o que significa crescer e enfrentar seus medos. Vale muito a pena ver.

10) Como Treinar o Seu Dragão (How To Train Your Dragon, de Dean DeBlois & Chris Sanders) -  A animação que surpreendeu a todos não podia deixar de estar entre os mais de 2010. Como Treinar o Seu Dragão não estava entre os filmes mais aguardados, mas quem foi ao cinema se emocionou com a história de Soluço e seu "dragão de estimação" Banguela. Com o boca a boca, muita gente passou a procurar informações sobre ele na internet, o que colocou o desenho nesta lista. Um desenho que vale a pena ver, muito bom.

11) Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo (Prince of Persia: The Sands of Time, de Mike Newell) – Baseado no jogo de videogame, talvez seja a primeira adaptação bem feita de games para o cinema. Conta a história de Dastan (Jake Gyllenhaal) que é um jovem príncipe, que auxilia o irmão a conquistar uma cidade. Lá ele encontra uma estranha e bela adaga, a qual decide guardar. Tamina (Gemma Arterton), a princesa local, percebe que Dastan detém a adaga e tenta se aproximar dele para recuperá-la. A adaga possui o poder de fazer seu portador viajar no tempo, quando dentro dela há areia mágica. Só que Dastan é vítima de um golpe. Ele é o encarregado de entregar ao pai, o rei Sharaman (Ronald Pickup), uma túnica envenenada, que o mata. Perseguido como se fosse um assassino, ele precisa agora provar sua inocência e impedir que a adaga caia em mãos erradas.O filme tem boas cenas de ação e dá para se assistir sem maiores problemas. òtimo filme.

12) Dupla Implacável (From Paris With Love, de Pierre Morel) - James Reece (Jonathan Rhys Meyers) é o assistente pessoal do embaixador americano na França e leva uma vida pacata e confortável em Paris. Seu sonho é se tornar um agente da CIA, onde poderia ter mais ação ao realizar seu trabalho. Sua vida muda quando é designado como o novo parceiro de Charlie Wax (John Travolta), que precisa deter um ataque terrorista. A partir de então Charlie guia James em uma perseguição pelo submundo parisiense, para cumprir sua missão.Com produção de Luc Besson, é um ótimo filme de ação.

13) Esquadrão Classe A (The A-Team, de Joe Carnahan) - Baseado na série de sucesso dos anos 80 de mesmo nome, conta a história do Coronel Hannibal Smith (Liam Neeson) e seus amigos mercenários que são acionados para fazer um serviço secreto para um agente do Governo americano, mas uma militar de alta patente, a Tenente Sosa (Jessica Biel), antigo caso de Cara de Pau (Bradley Cooper), os proíbe de prosseguir na missão, que envolve falsificação de dólares em Bagdá e uma provável conspiração. Outro filme de ação muito bom que vale a pena ver.

14) O Escritor Fantasma (The Ghost Writer, de Roman Polanski) – Escritor é contratado para escrever as memórias de um ex-primeiro ministro da Inglaterra, mas logo ele se vê envolvido em uma trama que coloca sua vida em risco. Um bom filme.

15) Alice no País das Maravilhas (Alice in Wonderland, de Tim Burton) – Alice é pedida em casamento e acaba fugindo, assustada. Sem lembrar de nada, entra novamente no País das Maravilhas, onde uma rainha megera domina a vida de todos com mão de ferro. O filme não correspondeu totalmente às expectativas, que eram muito elevadas, mas ainda assim agrada ao público com seu visual típico de Tim Burton. Vale a pena ver.

16) A Lenda dos Guardiões (Legend of the Guardians: The Owls of Ga'Hoole, de Zack Snyder) - Baseado numa série de livros de sucesso de mesmo nome, conta a história de Soren (Jim Sturgess) que é uma corujinha fascinada pelas histórias épicas contadas pelo pai sobre os Guardiões de Ga’Hoole, míticos guerreiros alados que lutaram em uma grande batalha para salvar as corujas de uma grande ameaça. Por outro lado, seu irmão Kludd (Ryan Kwanten) zomba dele e tem ciúmes, procurando sempre atrair a atenção do pai. Um dia, os dois são capturados e caem nas mãos dos Puros, corujas do mal que querem dominar o Reino do Oeste e a Grande Árvore. Chegou a hora de Soren botar em prática toda a sua vontade e conhecimento para realizar uma fuga audaciosa e ajudar na derrota dos Puros e, assim, salvar o futuro das corujas. Merece ser visto, muito bom.

17) RED - Aposentados e Perigosos (RED, de Robert Schwentke) - Baseado numa HQ da DC Comics, narra a história de Frank Moses (Bruce Willis) que é um ex-agente da CIA, hoje aposentado, que tenta levar uma vida normal. Ele está interessado por Sarah (Mary-Louise Parker), com quem volta e meia conversa ao telefone, apesar de ainda não conhecer pessoalmente. Um dia, a casa de Frank é atacada por agentes da CIA. Sem saber o que está acontecendo, ele deduz que logo perceberão sua ligação com Sarah e parte para protegê-la. Para entender o porquê de ter sido atacado, Frank precisará da ajuda de seus antigos companheiros Joe (Morgan Freeman), Marvin (John Malkovich) e Victoria (Helen Mirren), todos também aposentados. Ótimo filme de ação, com ótimos atores.

18) A Mentira (Easy A, de Will Gluck) - Olive (Emma Stone) era aquele tipo de estudante que ninguém notava a sua presença e seu amigo Brandon (Dan Byrd) sofria horrores na escola porque era gay. Até o dia em que eles tiveram a ideia de simular uma transa na presença de todos durante uma festa. Foi a deixa para que Olive tornar-se a mais popular da escola, mas toda malandragem tem seu preço e ela passou a ser perseguida por sua, digamos, liberdade. Ótimo drama adolescente.

19) Atração Perigosa (The Town, de Ben Affleck) - Filme de estreia de Ben Affleck na direção, narra a história de Doug MacRay (Ben Affleck) que é muito bom na arte de planejar assaltos e lidera um grupo de ladrões de bancos que sempre sai impune, apesar das investigações do FBI. Um dia, ao realizar um assalto, seu parceiro Jem (Jeremy Renner) leva uma refém, por precaução. Ela é Claire Keesey (Rebecca Hall), subgerente do banco assaltado, solta próximo à praia algum tempo depois. O fato traumatiza Claire, deixando-a com sequelas. O problema é que Jem descobre que Claire mora a apenas quatro quarteirões do bando, tornando-se uma ameaça para o grupo. Doug fica encarregado de vigiá-la mas, após uma conversa ocasional na lavanderia, inicia um relacionamento com ela. Filme que merece ser visto, Affleck tomou de assalto as bilheterias americanas.

20) Cartas para Julieta (Letters to Juliet, de Gary Winick) - Sophie (Amanda Seyfried) é uma aspirante a escritora e juntamente com noivo Victor (Gael García Bernal), que sonha em ter seu próprio restaurante, viaja para a Itália. Em Verona, onde se passou a história de Romeu e Julieta, local perfeito para uma lua de mel antecipada, Sophie acaba percebendo que seu noivo está mais interessado nos fornecedores para seu restaurante do que nela. Na cidade, descobre uma antiga carta de amor e junta-se a um grupo de voluntárias que responde estas missivas amorosas. Para sua surpresa, a remetente Claire Smith (Vanessa Redgrave) ouve o conselho dado na resposta e vai procurar Lorenzo por quem se apaixonou na juventude. Mas existem muitos italianos com o mesmo nome e Sophie mostra interesse em ajudá-la na tarefa, desagradando o neto Charlie (Christopher Egan) que já tinha reprovado essa louca aventura da avó viúva. Um ótimo romance.

21) Ilha do Medo (Shutter Island, de Martin Scorsese) – Estrelado por Leonardo DiCaprio e Mark Ruffalo, este thriller de suspense dirigido por Scorsese agradou muito ao público. Ilha do Medo se passa em uma ilha-hospício, para onde são enviados dois policiais que devem investigar um desaparecimento. Logo, temos a impressão de que nada é o que parece naquela ilha. Um filme bem envolvente.

22) Homem de Ferro 2 (Iron Man 2, de Jon Favreau) - Após confessar ao mundo ser o Homem de Ferro, Tony Stark (Robert Downey Jr.) passa a ser alvo do governo dos Estados Unidos, que deseja que ele entregue seu poderoso traje. Com a negativa, o governo passa a desenvolver um novo traje com o maior rival de Stark, Justin Hammer (Sam Rockwell). Jim Rhodes (Don Cheadle), o braço direito de Tony, é colocado no centro deste conflito, o que faz com que assuma a identidade de Máquina de Combate. Paralelamente, Ivan Vanko (Mickey Rourke) cria o alter-ego de Whiplash para se vingar dos atos da família Stark no passado. Para combater Whiplash e a perseguição do governo, Stark conta com o apoio de sua nova assistente, Natasha Romanoff (Scarlett Johansson), e de Nick Fury (Samuel L. Jackson), o diretor da S.H.I.E.L.D. É um ótimo filme, mas não supera o 1º.

23) Percy Jackson e O Ladrão de Raios (Percy Jackson & the Olympians: The Lightning Thief, de Chris Columbus) - Baseado na série de livros de sucesso de mesmo nome, narra a história de Percy Jackson (Logan Lerman) que é um jovem que enfrenta problemas na escola, devido ao que acredita ser dislexia e déficit de atenção. Ele foi criado por sua mãe, Sally (Catherine Keener), e vive com Gabe Ugliano (Joe Pantoliano), seu padrasto, que odeia. Após ser atacado em plena excursão escolar, é revelado a Percy que ele é um semideus, ou seja, filho do deus Poseidon (Kevin McKidd) com uma humana, e possui poderes. Protegido por Grover Underwood (Brandon T. Jackson), ele é levado ao acampamento dos meio sangue, onde está em segurança. Lá ele tem Chiron (Pierce Brosnan) como tutor e passa a treinar para se tornar um grande guerreiro. Só que Percy é acusado de ter roubado o raio de Zeus (Sean Bean), uma poderosa arma de destruição que pode fazer com que os deuses entrem em guerra. É quando Hades (Steve Coogan) visita o acampamento e oferece a Percy uma troca: que ele entregue o raio, o qual não possui, em troca da devolução de sua mãe, que faleceu em meio à fuga. Ele então parte para chegar ao Mundo Inferior, onde vivem Hades e Perséfone (Rosario Dawson), juntamente com Grover e Annabeth Chase (Alexandra Daddario), uma poderosa guerreira que conheceu no acampamento. Vale a pena ver, um bom filme de aventura, estilo Harry Potter.

24) Lembranças (Remember Me, de Allen Coulter) - Em Nova York, Tyler Roth (Robert Pattinson) é um jovem rebelde que não tem uma boa relação com o pai, Charles (Pierce Brosnan), desde que uma tragédia abalou sua família. Ele divide um apartamento com Aidan (Tate Wellington) e com ele sai para uma boate. Ao deixar o local, Tyler se intromete em uma briga. Neil Craig (Chris Cooper), um policial traumatizado pelo assassinato de sua esposa dez anos antes, é chamado ao local. Ele libera Tyler e Aidan mas, após uma provocação de Tyler, lhe dá uma surra e manda prendê-lo. Dias depois, Aidan descobre que Ally (Emilie de Ravin), a filha de Neil, estuda com eles. Ele propõe a Tyler que tente conquistá-la, para se vingar. Inicialmente relutante, Tyler aceita a proposta. Só que, aos poucos, se apaixona por Ally. Um bom drama romântico com final inesperado.

25) Megamente (Megamind, de Tom McGrath) - Tudo o que vilão Megamente (Will Ferrell) mais queria era eliminar seu adversário Metro Man (Brad Pitt/Thiago Lacerda) e assim dominar a cidade de Metro City. Só que para isso era necessário um plano ainda mais diabólico do que todos já tentados anteriormente. Um dia, com a ajuda de Criado (David Cross) e após sequestrar a repórter Rosane Rocha (Tina Fey), o malvado consegue o inimaginável, para ele e para todos: dar um sumiço no herói. A única coisa que ele não contava era que sua vida se tornaria tão chata a ponto de ele inventar um herói para combater. Uma ótima aventura.

26) Centurião (Centurion, de Neil Marshall) - Em 117 A.C. o Império Romano controla do Egito à Espanha, do leste até o Mar Negro. Entretanto ele enfrenta problemas no norte da Grã-Bretanha, devido às táticas de guerrilha usadas por seus inimigos. Um súbito ataque à fronteira do império romano deixa apenas Quintus Dias (Michael Fassbender) como sobrevivente. Ao lado do general Viriuls (Dominic West) ele marcha rumo ao norte, no intuito de encontrar seus inimigos e eliminar o líder deles, Gorlacon (Ulrich Thomsen). Filme muito bom, estilo Gladiador, vale a pena ver.

27) Amor Sem Escalas (Up in the Air, de Jason Reitman) - Ryan Bingham (George Clooney) tem por função demitir pessoas. Por estar acostumado com o desespero e a angústia alheios, ele mesmo se tornou uma pessoa fria. Além disto, Ryan adora seu trabalho. Ele sempre usa um terno e carrega uma maleta, viajando para diversos cantos do país. Até que seu chefe contrata a arrogante Natalie Keener (Anna Kendrick), que desenvolveu um sistema de videoconferência onde as pessoas poderão ser demitidas sem que seja necessário deixar o escritório. Este sistema, caso seja implementado, põe em risco o emprego de Ryan. Ele passa então a tentar convencê-la do erro que é sua implementação, viajando com Anna para mostrar a realidade de seu trabalho. Um bom drama.

28) Robin Hood (Robin Hood, de Ridley Scott) - Robin Longstride (Russell Crowe) integra o exército do rei Ricardo Coração de Leão (Danny Huston), que está em plenas cruzadas. Após a morte do rei, ele consegue escapar juntamente com alguns companheiros. Em sua tentativa de fuga eles encontram Sir Robert Loxley (Douglas Hodge), que tinha por missão levar a coroa do rei a Londres. Loxley foi atacado por Godfrey (Mark Strong), um inglês que serve secretamente aos interesses do rei Filipe, da França. À beira da morte, Loxley pede a Robin que entregue a seu pai uma espada tradicional da família. Ele aceita a missão e, vestido como se fosse um cavaleiro real, parte para Londres. Após entregar a coroa ao príncipe João (Oscar Isaac), que é nomeado rei, Robin parte para Nottingham. Lá conhece Sir Walter (Max von Sydow) e Marion (Cate Blanchett), respectivamente pai e esposa de Loxley. Ótimo filme épico.

29) Invictus (Invictus, de Clint Eastwood) - Baseado em fatos reais, recentemente eleito presidente, Nelson Mandela (Morgan Freeman) tinha consciência que a África do Sul continuava sendo um país racista e economicamente dividido, em decorrência do apartheid. A proximidade da Copa do Mundo de Rúgbi, pela primeira vez realizada no país, fez com que Mandela resolvesse usar o esporte para unir a população. Para tanto chama para uma reunião Francois Pienaar (Matt Damon), capitão da equipe sul-africana, e o incentiva para que a selação nacional seja campeã. Ótimo filme, que conta um pouco da história da África do Sul.

30) Incontrolável (Unstoppable, de Tony Scott) - Remake de o Trem Desgovernado, mostra um trem carregado de produtos altamente tóxicos está desgovernado e o perigo é iminente. Um maquinista (Chris Pine) e um engenheiro experiente (Denzel Washington) precisam evitar que uma pequena cidade em seu caminho seja destruída. A única saída é botar em prática uma operação muito arriscada, mas o tempo corre contra eles e o plano tem tudo para sair dos trilhos. Inspirado em fatos reais. Tensão do início ao fim.


Agora o restante da lista:

31) Takers
32) Devil
33) Enterrado Vivo
34) Meu Malvado Favorito
35) Lunar
36) Mary & Max – Uma Amizade Diferente
37) Os Segredos dos Seus Olhos
38) As Crônicas de Nárnia - A Viagem do Peregrino da Alvorada
39) Os Mercenários
40) Um Homem Misterioso
41) Cyrus
42) Gente Grande
43) O Aprendiz de Feiticeiro
44) Shrek Para Sempre
45) A Ressaca
46) Os Homens que não Amavam as Mulheres
47) Um Parto de Viagem
48) Jogos Mostais 7
49) Salt
50) Eclipse

Nenhum comentário:

Postar um comentário